A Tecnologia do Play

Sabe aqueles vídeos caseiros que, apesar da baixíssima qualidade, conseguem inúmeros acessos no youtube? 

Nesse universo, é possível encontrar desde ótimas produções, até produções extremamente ruins, mas que despertam a atenção de muita gente e chegam até mesmo a desbancar, em acessos, grandes produções comerciais.

Nos anos 60, "Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça" era o lema do Cinema Novo. Alguns cineastas brasileiros, afim de retratar a realidade do país, começaram a produzir filmes independentes, com baixo orçamento, influenciados pelo cinema francês e italiano. 

Não que o Cinema voltado ao entretenimento, conhecido na época principalmente por Mazzaropi, por exemplo, fosse ruim, apenas era oposto a estética autônoma do Cinema Novo. É interessante perceber, como o conceito, desse movimento do Cinema Novo, se reflete na internet. 

Hoje, com tecnologias digitais disponíveis para boa parte da população e a um preço relativamente baixo, o desafio não é mais o recurso, mas sim a ideia, e o quanto essa ideia se identifica com o público, quesito também conhecido como "simpatia". Essa "simpatia" é o que muitos vídeos tecnicamente ruins, provocam nas pessoas. 

A luta pela liberdade de expressão, impulsionou grandes movimentos brasileiros como o Tropicalismo e o Cinema Novo, que nasceram em períodos de alto militarismo. O engajamento social do Cinema Novo foi um dos pontos responsáveis por torná-lo parte da história do cinema brasileiro, mas e quanto a estética da produção de vídeos atual? É possível defini-la? 

O importante disso tudo, é utilizar a tecnologia em favor das pessoas, valorizando ideias e não somente técnicas. 

Glauber Rocha e a tecnologia do Play


Leave a Reply

Até Mais!

Tecnologia do Blogger.

Most Viewed

Seguidores

Sabia mais

Minha foto
Este é um espaço criado com o intuito de discutir a cultura de ontem e hoje. Aqui, você encontrará matérias relacionadas à música, cinema, literatura e quadrinhos. O site busca resgatar práticas que ficaram no passado, em contrapartida aos novos aspectos que envolvem a temática, além de funcionar como um espaço aberto para discussões.

Blogroll

Blogger templates

Blogger news