Cinema na Sala ou ao Ar Livre?


Ir ao cinema! Enfrentar filas gigantescas, salas lotadas, ingressos caríssimos. Para aqueles que perdem a vontade de ir ao cinema, só de lembrar disso, e desejam fugir do estresse nos shoppings, como eu, por exemplo, ainda existe uma esperança no fim da projeção: Exibições cinematográficas, realizadas ao ar livre. É o que faz o  evento “Cine na Praça”, promovido pela Cinemagia, responsável também pelo projeto “Encontros” com atividades culturais nas estações de Metrô. A Praça Victor Civita fica localizada em Pinheiros e exibe filmes gratuitos, toda quinta-feira. A experiência rompe os padrões mercadológicos atuais: O evento acontece em uma bela praça, ao luar, arquibancada frente à tela, com direito a pipoca na faixa.

Não se trata de um socialismo cinematográfico, pelo contrário. Antes da exibição dos filmes, marcas anunciam seus produtos, e, além disso, o projeto recebe apoio por meio da lei de incentivo a cultura (ProAC-ICMS).

Ao comparar exibições cinematográficas ao ar livre, com salas fechadas em shoppings, é fácil perceber a diferença. Embora seja indiscutível o fato de que os atores e produtores cinematográficos precisam dele, o cinema comercial condiciona o público à exibição vazia de sentidos, ao passo que opções de lazer como cinema ao ar livre e na faixa, atendem a uma boa parcela da população e precisam crescer cada vez mais. 


Leave a Reply

Até Mais!

Tecnologia do Blogger.

Most Viewed

Seguidores

Sabia mais

Minha foto
Este é um espaço criado com o intuito de discutir a cultura de ontem e hoje. Aqui, você encontrará matérias relacionadas à música, cinema, literatura e quadrinhos. O site busca resgatar práticas que ficaram no passado, em contrapartida aos novos aspectos que envolvem a temática, além de funcionar como um espaço aberto para discussões.

Blogroll

Blogger templates

Blogger news